A Fonte de Alter!
Fonte de Alter, na Aldeia?!
Exatamente. Esta fonte designa-se “Fonte de Alter”, apesar de situada em Aldeia da Mata, a escassos cem metros do povoado, situado a Norte. Precisamente, porque fica no caminho para Alter do Chão, vila, situada a Sul, a mais de uma dezena de quilómetros. Já no término da freguesia de Aldeia da Mata, limite do concelho de Crato e próximo do início do concelho de Alter do Chão.
Volto assim à abordagem sobre as Fontes e a escrever no blogue “Apeadeiro”. Fonte que fica precisamente a caminho do apeadeiro da Matta, distando cerca de três quilómetros. Aonde me dirigi, centenas de vezes, a apanhar o comboio ou a descer dele, durante os anos setenta e oitenta do século XX.
(Um dos limites do concelho do Crato é precisamente esta região, onde há séculos terá existido próximo, a célebre “Mata de Alfeijolas”, de que falei, na abordagem sobre o “Topónimo de Aldeia da Mata”.)
As fotos são de Julho, deste ano 2021, tal como as das outras fontes já apresentadas: do Salto, das Pulhas e da Bica.
(Esta Fonte não é tão “monumental”, como as do Salto ou da Bica. Esta adjetivação pode soar despropositada, mas é relativa. Tudo se relativiza face ao contexto e ao enquadramento local. Tenho plena consciência disso. Perdoem-me esta perceção da realidade.)
Também a água não corre tão abundantemente como nas outras fontes referidas. Nem é tão agradável. (Cada coisa no seu lugar.)
Bem… Este é um registo documental sobre as Fontes de Aldeia. Vale o que vale. Não tem quaisquer pretensiosismos. Até porque as fotos também não me saíram por aí além!
Obrigado pela sua visita. Votos de muita saúde. Beba boas águas. Este postal “apeado” é o nº 31!
Paralelamente, em “Aquem-Tejo”, estamos “apeados” no nº 999!