Fonte da Bica: Fotos Gerais.
Fonte já integrada nos “Percursos Pedestres”, como se pode verificar na foto primeira.
Dir-me-á que não será boa altura de andar por aí, pelas Fontes...
Por acaso até considero que é. Está um pouco mais frio, é certo. Mas o nosso clima é o que é e já aí está o “Verão de São Martinho”! Quase coincidiu com o “… dos Marmelos”!
E estes passeios são sempre saudáveis. Bem sei que muita gente saudável anda na colheita da azeitona. Valentes! Mantêm a tradição e aproveitam um recurso precioso. Parabéns!
Mas voltando à Fonte. Apresento vários excertos fotográficos.
Desde logo o nome: … da Bica! Certamente das primeiras a ter essa funcionalidade: uma bica. Quando as outras seriam de mergulho. Digo eu! Na foto anterior: a bica e o"ladrão". Que até nas fontes os há! (...)
A "Arca da Fonte"
A conduta de transporte da água até à fonte, aproveitando ou servindo também de muro. Funcionalidades. Inteligência prática de antepassados.
O respiradoiro da água.
Igualmente funcional e devidamente protegido! Em fundo, imagens da Aldeia.
Outra funcionalidade: o poço. A jusante. E a respetiva bomba manual que enchia os bebedouros do gado.
Quando havia vacas e muares e estes e aquelas iam beber à água remanescente da fonte ou do poço, quando a da fonte escasseava! Agora, sobra e desperdiça-se!
A fonte e várias das funcionalidades.
E as ovelhas chocalheiras.
Algumas já terão figurado noutros postais. Nomeadamente num sobre "Oliveira Milenar", que se acha bem perto da Fonte. É só seguir para a "Fonte da Baganha".
Aventure-se! A pé! SFF!
E sobre as Fontes: Não será conveniente que, periodicamente, as respetivas águas sejam analisadas?! E devidamente aproveitadas por todos nós?!
Saúde! E Obrigado!