Pôr-do-Sol! 27/12/22 – Aldeia da Mata
Adro da Igreja Matriz – Lado Sul!
Tentei fotografar o pôr-do-sol no primeiro dia de Inverno, dia 22 de Dezembro, mas não consegui. Dias de chuvas, o sol mal se vira. Não foi possível. O primeiro dia que obtive fotos, o mais próximo do solstício de Inverno, que ocorrera quase no final do dia 21 de dezembro, foi já no dia 27 de dezembro de 2022. Um pouco depois das 17H. e 15 minutos.
Interessantes estas questões dos solstícios e equinócios e do movimento aparente do sol. Na Aldeia e nos espaços territoriais que frequento, fui tentando fotografar, no ano transato – 2022 – os diferentes locais do sol a pôr-se, ao longo do ano que tenho permanecido na Povoação.
Esta foto, o mais próximo possível da data do solstício do Inverno, foi tirada no adro da Igreja Matriz, no limite Sul.
(No solstício de Verão, para fotografar a respetiva ocorrência, a foto é tirada na Travessa do Fundão, na direção da herdade da Taipa. Muito mais a Norte do local onde tirei a de 27 de Dezembro. Nos equinócios, as situações do sol no ocaso, situaram-se sensivelmente a meio deste trajeto, talvez de cerca de duzentos metros. No início da Azinhaga do Porcozunho, onde ela entronca com a Azinhaga do Poço dos Cães, sensivelmente a meio da distância referida.)
(Só apresento fotos deste início de Inverno. As das outras estações não as tenho acessíveis. De momento.)
Votos de excelente Ano de 2023!
Que consiga presenciar o sol a pôr-se, ainda por muitos dias e anos.
E também o nascer! Que nasça todos os dias e cada dia!