Trabalhos de campo / Atividades no Ginásio IV!!!
Proteção de Figueiras no Vale de Baixo.
Apesar do calor ou precisamente por isso, têm de ser feitos alguns trabalhos nos campos. Um deles é precisamente regar.
Outra atividade que tenho de desenvolver, periodicamente, é proteger algumas árvores mais pequenas. As ovelhas são terríveis! Têm uma predileção especial por pequenas árvores. Então pelas figueiras!…
As fotos são de 29 de Setembro, e testemunham o trabalho de proteção de duas figueiritas, que já foram depenicadas este ano. Uma figueira de São João que as cabras comeram, julgo que ainda na primavera, que, entretanto, rebentou e agora completei a proteção que já tinha, reforçando com segunda leva de rede. Por dentro da rede, coloco habitualmente ramos ou troncos secos ou canas, de modo a esconder as folhas verdes, motivo especialíssimo de atração do gado.
As redes, per si, protegem, mas não são totalmente eficazes. As ovelhas pressionam, empurram, levantam a rede por baixo, tentam ultrapassá-la por cima, de modo a alcançarem as folhas e, com esforço e persistência, acabam por conseguir.
É esse trabalho de ação contrária que tenho de executar, contrariando os intentos dos animais.
As fotos mostram as duas figueiritas protegidas, há também uma de pingo - mel e uma amoreira.
Na correnteza das árvores, no lado direito da valeta, também há quatro ou cinco freixos, uma pequena azinheira e um choupo negro.
As fotos documentam genericamente a situação.
O aspeto das proteções não parece muito estético, mas o que importa é que seja eficaz!
Bons passeios, bons trabalhos de campo, de jardim, boas idas aos ginásios!
Promovem a Saúde e trazem-nos Paz!